Sequência Didática
Professora: Maria Regina Duranti
EE Coripheu de Azevedo Marques
Público Alvo: 8ª série- 9º
ano
Aulas Previstas: 4-6 aulas
Texto: Conto- Pausa- Moacyr
Scliar
Textos de Apoio:Historias em
Quadrinhos: Hagar (Dik Browne e Chris Browne) e
Crônica Lirica: Apelo (Dalton Trevisan)
1-Antes da Leitura (Ler nas
Linhas).
·
Analisar a capa;
·
Dados sobre o autor;
·
Em que veículo aparece o conto;
·
O que significa ‘pausa’?
Objetivos: Elaborar uma situação de aprendizagem
(S.A.) com foco na leitura e na oralidade utilizando diferentes tipos de
linguagens.
Metodologia: Ativação de conhecimento de mundo;
antecipação ou predição; checagem de hipóteses.
- Em uma
roda de conversa vamos trocar informações sobre a vida do autor Moacyr Scilar
respondendo as seguintes perguntas:
- Você
conhece esse autor?
- Conhece
alguma obra deste autor?
- Qual obra?
Sugestão : Após as respostas dos alunos
apresentar uma foto do autor, sua biografia e o nome de algumas de suas obras.
- Explorar as
imagens ativando o conhecimento de mundo do aluno e relacionando com o título
do conto: “Pausa”.
- Observe
a imagem a seguir e responda:
- Em que momentos utilizamos a pausa?
- A pausa
é importante para quê?
- A seguir leremos um conto cujo título é “Pausa”, o que você espera ler neste texto?
- A seguir leremos um conto cujo título é “Pausa”, o que você espera ler neste texto?
Sugestão: Anote as hipóteses levantadas pelos alunos na lousa e faça a
confirmação ou negação de hipóteses, após a leitura do texto.
2- Durante a Leitura: ( Ler
nas entrelinhas)
Objetivos: - Apresentar
atividades que possibilitem a melhoria da competência leitora e escritora.
- Trabalhar as características dos gêneros como: conto,
crônica, música e filme, abordando forma composicional, contexto de produção,
conteúdo temático, estilo.
- Elaborar estratégias de leitura de diferentes textos.
- Desenvolver procedimentos de leitura adequados a cada
gênero, situação de leitura e objetivos da leitura.
- Possibilitar aos alunos a leitura de texto literário como
momento prazeroso de entretenimento que pode envolver a interação com outras
linguagens.
- Leitura compartilhada pelo professor com a intenção de
explorar as expressões, a pontuação que enfatiza a reação dos personagens.
- Ativar os conhecimentos prévios em relação ao texto.
Metodologia: Leitura atenta e
dramatizada do conto – Pausa.
- Instigar os alunos com questões do relacionamento:
1- Por que será que foi dormir o domingo inteiro no hotel?
2- O casal tinha um bom relacionamento?
3- Será que a mentira é a melhor maneira de se resolver os
problemas?
4- Em ambos os textos, será que existia realmente um
sentimento verdadeiro entre as personagens?
3- Depois da Leitura: (Ler
por trás das linhas)
Objetivos: Produção de
inferências locais e globais.
- Recuperação do contexto de produção.
- Identificar as características do gênero apresentando a
finalidade e a meta.
- Percepção de intertextualidade e outras linguagens.
Metodologia:Os alunos
trabalharão em grupos aproximando aqueles que tem dificuldades,
-Uso de dicionário,
-Divisão da sala em 4 grupos:
1-Produção escrita:
Produzir um texto aproximando-se da tipologia crônica,
utilizando o foco narrativo em 1ª pessoa, como se fosse a personagem feminina
que passou o domingo todo sozinha.
2- Criar uma charge
que mostre a importância da pausa na rotina de cada personagem.
3- Criar uma história em quadrinhos com humor.
4 –Atividade Oral:
Leitura dramatizada.
Trabalhar a intertextualidade utilizando o filme Click- Adam
Sandler e a música Tocando em Frente-Almir Sater.
Referências
Bibliográficas:
- ROJO,
Roxane. Letramento e capacidades de leitura para a cidadania. In: Curso
EaD/EFAP: Leitura e escrita em contexto digital – Programa Práticas de leitura
e escrita na contemporaneidade – 2012.
- SCLIAR, Moacyr.
Pausa. In: BOSI. Alfredo
(org.) Conto Brasileiro Contemporâneo. São Paulo: Cultrix, s/d.
p.275-277.21.
-DOLZ, Joaquim; SCHNEUWLY, Bernard et al. Gêneros e progressão em expressão oral e
escrita – elementos para reflexões sobre uma experiência suíça (Francófona).
In: Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado das Letras,
2012. p. 35-60.