segunda-feira, 17 de junho de 2013


CURSO: MELHOR GESTÃO, MELHOR ENSINO – TURMA I
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM DE LEITURA E ESCRITA

EE José dos Santos e Adelino Bertani.
Grupo: Ivete, Liliani, Jaqueline, Amarilis, Kelen, Dalila,Eliana
Público-alvo: 9°ano
Aulas previstas:10 aulas

Texto: O primeiro Beijo 
Autor: Antonio Barreto
Filme: Eu nunca fui beijada
Obra de arte: Os amantes
Música: Beijinho doce

Objetivos:
·        Colocar os alunos em contextos reais de aprendizagem, em situações que façam sentido aos estudantes;
·        Mobilizar os alunos para o que sabem para aprender com os textos;
·        Trabalhar as características do texto;
·        Elaborar diferentes estratégias de leitura.
·        Favorecer a criticidade através do diálogo entre leitor e texto.
·        Possibilitar aos alunos a leitura de texto literário como momento prazeroso de entretenimento que pode envolver a interação com outras linguagens;
·        Desenvolver a habilidade de interpretação escrita.

I)             Antes da leitura (ler nas linhas)
Habilidades:
Antecipação do tema e da ideia principal através da obra de arte: Os amantes; ativação do conhecimento prévio; expectativas em função do autor com a obra literária (capacidades de leitura e escrita a serem trabalhadas).
Metodologia:
1.     Roda de conversa e levantamento de questões como:
A- Quem já deu o primeiro beijo?
B- Quais foram às sensações?
C- O primeiro beijo foi inesquecível para você? Por quê?
1.     Apresentação da Obra de Arte (Os Amantes), com levantamento de questões como:
A- Você já conhecia a obra?
B- Quais foram suas primeiras impressões?
C- Em que época você acha que foi feito a obra?
D- Por que este beijo está oculto?  
1.     Apresentação do texto: O primeiro beijo impresso para todos os alunos.
A - Apresentação do título e o autor.
B- Ativar hipóteses sobre o assunto do texto.

II) Durante a leitura (ler nas entrelinhas)
Habilidades:
(Capacidades de leitura e escrita a serem trabalhadas)
Leitura compartilhada; confirmação ou retificação das antecipações ou expectativas de sentido criadas antes ou durante a leitura; esclarecimento de palavras desconhecidas a partir de inferências ou consultas a dicionário; identificação das pistas linguísticas responsáveis por introduzir a posição do autor; identificação de palavras chaves para a determinação dos conceitos veiculados.
Metodologia:
Leitura compartilhada do texto.
Será lido o texto sem paradas destacando somente as palavras desconhecidas.
Na releitura do texto serão destacadas o sentido das palavras desconhecidas através de inferências ou uso do dicionário.

III) Depois da leitura (ler por trás das linhas)
Habilidades: (capacidades de leitura e escrita a serem trabalhadas) Construção da síntese semântica do texto; utilização da finalidade da leitura e do registro escrito para a melhor compreensão; avaliação crítica do texto.
Metodologia:
Roda de discussão oral do texto com as seguintes perguntas.
 Vocês já conheciam esse texto?
O que acharam dele?
Qual o tema tratado no texto?
A seu ver, qual o público alvo desse texto? Explique.

- Após esse pequeno debate, entregar aos alunos uma cópia das atividades propostas abaixo.

Exercícios:
1. O texto, Meu primeiro beijo, que você leu  faz parte da obra Balada do primeiro amor, de Antonio Barreto. Nele, a protagonista é uma adolescente, que no trecho lido conta um momento importante de sua vida. 
a) Que momento é esse?
b) Quando e onde aconteceu?
c) Com quem ela viveu essa experiência?
d) Qual o ponto de vista da narrativa: primeira ou terceira pessoa? Justifique com trechos do texto.
e) Qual o efeito causado por essa escolha do ponto de vista?
- Professor: na última pergunta, espera-se que o aluno perceba que, ao contar uma história em primeira pessoa, o autor consegue exprimir mais veracidade e mais emoção.
2. Releia o texto e procure pistas que o ajudem a responder as questões abaixo.
a) O que faz o menino ser chamado de “Cultura Inútil” e “Culta”? Justifique sua resposta.
b) Quanto tempo se passou entre o recebimento do bilhete e o primeiro beijo? Justifique.
3.Como você pode constatar, no primeiro parágrafo, a narradora muda de opinião a respeito da experiência do primeiro beijo.
a) Qual é o primeiro julgamento que ela faz? Retire do texto um trecho que ilustre sua resposta.
b) E o segundo julgamento? Ilustre também com um trecho do texto.
4. Aponte mudanças que ocorreram com a narradora-personagem em relação ao menino.
5. Que estratégia o menino usou para que a menina mudasse seu comportamento em relação a ele?
6. Releia “(...) tínhamos transposto, juntos, o abismo do primeiro beijo.”  A expressão em negrito contém uma figura de linguagem.
a) Que figura é essa?
b) A que se refere essa figura?
7. O que o trecho “(...) as contas do telefone aumentaram, depois diminuíram...” quer dizer?
8. Que opção melhor retrata o tratamento dado ao sentimento amor no texto?
a) O amor infinito, disposto a enfrentar qualquer barreira.
b) O amor como sentimento não correspondido, vivido e sofrido por apenas um ser.
c) O amor como descoberta feita por dois seres, que vão tirando lições das histórias vividas.
d) O amor idealizado, perfeito, fruto de uma paixão ardente que nunca se acaba.
9. No texto, não fica claro qual o desfecho da narrativa. A seu ver, como terminou essa história?
- Dar tempo para que os alunos façam as atividades.
 Corrigir esses exercícios  oralmente, ouvindo as respostas dadas por eles e completando-as, caso necessário.
 Construção de uma síntese semântica do texto.
 Apresentar a música “Beijinho doce”, ressaltando os diferentes contextos em que acontece o beijo. 

Beijinho Doce

Almir Sater

Que beijinho doce
Que ela tem
Depois que beijei ela
Nunca mais amei ninguém
(Refrão)
Que beijinho doce
Foi ela quem trouxe
De longe pra mim
Se me abraça apertado
Suspira dobrado
Que amor sem fim
Coração que manda
Quando a gente ama
Se estou junto dela
Sem dar um beijinho
Coração reclama
(Refrão)

Assistir ao filme: Eu nunca fui beijada, comédia romântica.

Título do filme
Eu nunca fui beijada
Distribuidor
FOX FILMS
Ano de produção
1999
Produto Final: Entrevistas com os professores com o relato do seu primeiro beijo, e socialização.

IV) Referências

ROJO, Roxane.Letramento e capacidades de leitura para a cidadania. São Paulo: SEE: CENP, 2004.
DOLZ , J. e SCHNEUWLY, B. Gêneros e progressão em expressão oral e escrita. Elementos para reflexões sobre uma experiência suíça (francófona). In “Gêneros Orais e escritos na escola”. Campinas (SP): Mercado de Letras; 2004.

Nenhum comentário:

Postar um comentário