CURSO: MELHOR GESTÃO,
MELHOR ENSINO – TURMA I
SITUAÇÃO DE
APRENDIZAGEM DE LEITURA E ESCRITA
EE José dos Santos e Adelino Bertani.
Grupo: Ivete, Liliani, Jaqueline,
Amarilis, Kelen, Dalila,Eliana
Público-alvo: 9°ano
Aulas previstas:10 aulas
Texto: O primeiro Beijo
Autor: Antonio Barreto
Filme: Eu nunca fui beijada
Obra de arte: Os amantes
Música: Beijinho doce
Objetivos:
·
Colocar os alunos em contextos reais de
aprendizagem, em situações que façam sentido aos estudantes;
·
Mobilizar os alunos para o que sabem
para aprender com os textos;
·
Trabalhar as características do texto;
·
Elaborar diferentes estratégias de
leitura.
·
Favorecer a criticidade através do
diálogo entre leitor e texto.
·
Possibilitar aos alunos a leitura de
texto literário como momento prazeroso de entretenimento que pode envolver a
interação com outras linguagens;
·
Desenvolver a habilidade de
interpretação escrita.
I) Antes
da leitura (ler nas linhas)
Habilidades:
Antecipação do tema e da ideia
principal através da obra de arte: Os amantes; ativação do
conhecimento prévio; expectativas em função do autor com a obra literária
(capacidades de leitura e escrita a serem trabalhadas).
Metodologia:
1.
Roda de conversa e levantamento de questões como:
A- Quem já deu o primeiro beijo?
B- Quais foram às sensações?
C- O primeiro beijo foi inesquecível
para você? Por quê?
1.
Apresentação da Obra de Arte (Os Amantes), com levantamento de questões
como:
A- Você já conhecia a obra?
B- Quais foram suas primeiras
impressões?
C- Em que época você acha que foi feito
a obra?
D- Por que este beijo está
oculto?
1.
Apresentação do texto: O primeiro beijo impresso para
todos os alunos.
A - Apresentação do título e o autor.
B- Ativar hipóteses sobre o assunto do
texto.
II) Durante a leitura (ler nas
entrelinhas)
Habilidades:
(Capacidades de leitura e escrita a
serem trabalhadas)
Leitura compartilhada; confirmação ou retificação das antecipações ou
expectativas de sentido criadas antes ou durante a leitura; esclarecimento de
palavras desconhecidas a partir de inferências ou consultas a dicionário;
identificação das pistas linguísticas responsáveis por introduzir a posição do
autor; identificação de palavras chaves para a determinação dos conceitos
veiculados.
Metodologia:
Leitura compartilhada do texto.
Será lido o texto sem paradas
destacando somente as palavras desconhecidas.
Na releitura do texto serão destacadas
o sentido das palavras desconhecidas através de inferências ou uso do
dicionário.
III) Depois da leitura (ler por trás
das linhas)
Habilidades: (capacidades de
leitura e escrita a serem trabalhadas) Construção da síntese semântica do
texto; utilização da finalidade da leitura e do registro escrito para a melhor
compreensão; avaliação crítica do texto.
Metodologia:
Roda de discussão oral do texto com as
seguintes perguntas.
Vocês já conheciam esse texto?
O que acharam dele?
Qual o tema tratado no texto?
A seu ver, qual o público alvo desse
texto? Explique.
- Após esse pequeno debate, entregar
aos alunos uma cópia das atividades propostas abaixo.
Exercícios:
1. O texto, Meu primeiro beijo, que
você leu faz parte da obra Balada
do primeiro amor, de Antonio Barreto. Nele, a protagonista é uma
adolescente, que no trecho lido conta um momento importante de sua vida.
a) Que momento é esse?
b) Quando e onde aconteceu?
c) Com quem ela viveu essa experiência?
d) Qual o ponto de vista da narrativa:
primeira ou terceira pessoa? Justifique com trechos do texto.
e) Qual o efeito causado por essa
escolha do ponto de vista?
- Professor: na última pergunta,
espera-se que o aluno perceba que, ao contar uma história em primeira pessoa, o
autor consegue exprimir mais veracidade e mais emoção.
2. Releia o texto e procure pistas que
o ajudem a responder as questões abaixo.
a) O que faz o menino ser chamado de
“Cultura Inútil” e “Culta”? Justifique sua resposta.
b) Quanto tempo se passou entre o
recebimento do bilhete e o primeiro beijo? Justifique.
3.Como você pode constatar, no primeiro
parágrafo, a narradora muda de opinião a respeito da experiência do primeiro
beijo.
a) Qual é o primeiro julgamento que ela
faz? Retire do texto um trecho que ilustre sua resposta.
b) E o segundo julgamento? Ilustre
também com um trecho do texto.
4. Aponte mudanças que ocorreram com a
narradora-personagem em relação ao menino.
5. Que estratégia o menino usou para
que a menina mudasse seu comportamento em relação a ele?
6. Releia “(...) tínhamos
transposto, juntos, o abismo do primeiro beijo.” A
expressão em negrito contém uma figura de linguagem.
a) Que figura é essa?
b) A que se refere essa figura?
7. O que o trecho “(...) as
contas do telefone aumentaram, depois diminuíram...” quer dizer?
8. Que opção melhor retrata o
tratamento dado ao sentimento amor no texto?
a) O amor infinito, disposto a
enfrentar qualquer barreira.
b) O amor como sentimento não
correspondido, vivido e sofrido por apenas um ser.
c) O amor como descoberta feita por
dois seres, que vão tirando lições das histórias vividas.
d) O amor idealizado, perfeito, fruto
de uma paixão ardente que nunca se acaba.
9. No texto, não fica claro qual o
desfecho da narrativa. A seu ver, como terminou essa história?
- Dar tempo para que os alunos façam as
atividades.
Corrigir esses
exercícios oralmente, ouvindo as respostas dadas por eles e
completando-as, caso necessário.
Construção de uma síntese
semântica do texto.
Apresentar a música “Beijinho
doce”, ressaltando os diferentes contextos em que acontece o beijo.
Beijinho Doce
Almir
Sater
Que beijinho doce
Que ela tem
Depois que beijei ela
Nunca mais amei ninguém
Que ela tem
Depois que beijei ela
Nunca mais amei ninguém
(Refrão)
Que beijinho doce
Foi ela quem trouxe
De longe pra mim
Se me abraça apertado
Suspira dobrado
Que amor sem fim
Que beijinho doce
Foi ela quem trouxe
De longe pra mim
Se me abraça apertado
Suspira dobrado
Que amor sem fim
Coração que manda
Quando a gente ama
Se estou junto dela
Sem dar um beijinho
Coração reclama
Quando a gente ama
Se estou junto dela
Sem dar um beijinho
Coração reclama
(Refrão)
Assistir ao filme: Eu nunca fui
beijada, comédia romântica.
Título do filme
|
Eu nunca fui beijada
|
Distribuidor
|
FOX FILMS
|
Ano de produção
|
1999
|
Produto Final: Entrevistas com os
professores com o relato do seu primeiro beijo, e socialização.
IV) Referências
ROJO, Roxane.Letramento
e capacidades de leitura para a cidadania. São Paulo: SEE:
CENP, 2004.
DOLZ , J. e SCHNEUWLY, B. Gêneros e progressão em expressão
oral e escrita. Elementos para reflexões sobre uma experiência suíça
(francófona). In “Gêneros Orais e escritos na escola”. Campinas (SP): Mercado
de Letras; 2004.
Nenhum comentário:
Postar um comentário