terça-feira, 18 de junho de 2013

Sequência Didática
Professora: Maria Regina Duranti
EE Coripheu de Azevedo Marques
Público Alvo: 8ª série- 9º ano
Aulas Previstas: 4-6 aulas
Texto: Conto- Pausa- Moacyr Scliar
Textos de Apoio:Historias em Quadrinhos: Hagar (Dik Browne e Chris Browne) e
Crônica Lirica: Apelo (Dalton Trevisan)
1-Antes da Leitura (Ler nas Linhas).
·         Analisar a capa;
·         Dados sobre o autor;
·         Em que veículo aparece o conto;
·         O que significa ‘pausa’?
Objetivos: Elaborar uma situação de aprendizagem (S.A.) com foco na leitura e na oralidade utilizando diferentes tipos de linguagens.
Metodologia: Ativação de conhecimento de mundo; antecipação ou predição; checagem de hipóteses.
-  Em uma roda de conversa vamos trocar informações sobre a vida do autor Moacyr Scilar respondendo as seguintes perguntas:
-  Você conhece esse autor?
-  Conhece alguma obra deste autor?
- Qual obra?
Sugestão : Após as respostas dos alunos apresentar uma foto do autor, sua biografia e o nome de algumas de suas obras.
- Explorar as imagens ativando o conhecimento de mundo do aluno e relacionando com o título do conto: “Pausa”.
-  Observe a imagem a seguir e responda:
                       
-Vocês conhecem a imagem mostrada, o que ela significa? 
-  Em que momentos utilizamos a pausa?                      
-  A pausa é importante para quê?
- A seguir leremos um conto cujo título é “Pausa”, o que você espera ler neste texto?
 Sugestão: Anote as hipóteses levantadas pelos alunos na lousa e faça a confirmação ou negação de hipóteses, após a leitura do texto.
2- Durante a Leitura: ( Ler nas entrelinhas)
Objetivos: - Apresentar atividades que possibilitem a melhoria da competência leitora e escritora.
- Trabalhar as características dos gêneros como: conto, crônica, música e filme, abordando forma composicional, contexto de produção, conteúdo temático, estilo.
- Elaborar estratégias de leitura de diferentes textos.
- Desenvolver procedimentos de leitura adequados a cada gênero, situação de leitura e objetivos da leitura.
- Possibilitar aos alunos a leitura de texto literário como momento prazeroso de entretenimento que pode envolver a interação com outras linguagens.
- Leitura compartilhada pelo professor com a intenção de explorar as expressões, a pontuação que enfatiza a reação dos personagens.
- Ativar os conhecimentos prévios em relação ao texto.
Metodologia: Leitura atenta e dramatizada do conto – Pausa.
- Instigar os alunos com questões do relacionamento:
1- Por que será que foi dormir o domingo inteiro no hotel?
2- O casal tinha um bom relacionamento?
3- Será que a mentira é a melhor maneira de se resolver os problemas?
4- Em ambos os textos, será que existia realmente um sentimento verdadeiro entre as personagens?
3- Depois da Leitura: (Ler por trás das linhas)
Objetivos: Produção de inferências locais e globais.
- Recuperação do contexto de produção.
- Identificar as características do gênero apresentando a finalidade e a meta.
- Percepção de intertextualidade e outras linguagens.
Metodologia:Os alunos trabalharão em grupos aproximando aqueles que tem dificuldades,
-Uso de dicionário,
-Divisão da sala em 4 grupos:
1-Produção escrita:
Produzir um texto aproximando-se da tipologia crônica, utilizando o foco narrativo em 1ª pessoa, como se fosse a personagem feminina que passou o domingo todo sozinha.
2-  Criar uma charge que mostre a importância da pausa na rotina de cada personagem.
3- Criar uma história em quadrinhos com humor.
4 –Atividade Oral:
Leitura dramatizada.
Trabalhar a intertextualidade utilizando o filme Click- Adam Sandler e a música Tocando em Frente-Almir Sater.
Referências Bibliográficas:
-  ROJO, Roxane. Letramento e capacidades de leitura para a cidadania. In: Curso EaD/EFAP: Leitura e escrita em contexto digital – Programa Práticas de leitura e escrita na contemporaneidade – 2012.
-  SCLIAR, Moacyr. Pausa. In: BOSI. Alfredo (org.) Conto Brasileiro Contemporâneo. São Paulo: Cultrix, s/d. p.275-277.21.
-DOLZ, Joaquim; SCHNEUWLY, Bernard et al. Gêneros e progressão em expressão oral e escrita – elementos para reflexões sobre uma experiência suíça (Francófona). In: Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado das Letras, 2012. p. 35-60.

Nenhum comentário:

Postar um comentário