Curso Melhor Gestão Melhor Ensino Turma I
Grupo: 7
Vanusa Rodrigues Nogueira
E E José Nogueira de Souza
Sequência Didática
Público Alvo: 6º ano
Aulas Previstas: 6 a 8 aulas
Gênero: Crônica
Texto: Avestruz
Autor: Mário Prata
Justificativa:
A partir desta Seqüência Didática, os alunos terão acesso ao gênero textual “Crônica”, e suas principais características, envolvendo os elementos da narrativa, portanto o foco principal dessa atividade, é fazer com que o aluno seja capaz de reconhecer o gênero em estudo, foco narrativo e a compreensão do texto.
Conteúdos: Traços característicos do gênero crônica; retomada dos elementos da narrativa; leitura e interpretação do texto “Avestruz”.
Competências e Habilidades:
Reconhecer características do gênero “crônica”;
Identificar os elementos da narrativa presente no texto.
Estratégias: Sondagem inicial com base no levantamento prévio, estudo do gênero, leitura e interpretação do texto.
Recursos: Uso do datashow; texto impresso; sala de informática e dicionário.
Avaliação: Debate sobre as características do gênero crônica.
Objetivos: Desenvolver o hábito de leitura, aprofundar os conhecimentos sobre o gênero crônica, considerar os saberes e expectativas dos alunos em relação ao tema.
Antes da Leitura:
Ativação dos conhecimentos prévios;
_ O que é um Avestruz?
_ O que você sabe sobre ele?
_ É um mamífero ou uma ave?
_ Onde ele vive?
_ O que você espera de um texto com este nome?
Durante a Leitura:
Checagem das hipóteses, releitura com pausas seguidas de questionamentos e comentários (compreensão) sobre a estrutura do gênero crônica e suas características.
Metodologia:
Trabalhar com textos de apoio, visando a interdisciplinaridade com Geografia, Ciências e Matemática;
Consulta a dicionário sanando dúvidas, e melhor compreensão de palavras desconhecidas.
Depois da Leitura:
Elaborar e preencher uma ficha técnica contendo:
_ Nome científico:
_ Peso:
_ Altura:
_ Expectativa de vida:
_ Habitat.
Construção de uma síntese semântica do texto.
Troca de impressões sobre a leitura do texto.
Sugestões de Intertextualidade:
Poema
O Avestruz
O galo cantou
A ovelha despertou
E estava com fome!
O avestruz esperto
Papou tudo que
Havia por perto.
Comeu melancia
Feijão e ervilha
Tomate, capim
E a boneca da menina.
O galo brigou
A menina chorou
O avestruz esperto,
Da confusão escapou.
Vídeo: O Bicho vai pegar ( bicho de estimação)
Metodologia:
Comparar a crônica com imagens e vídeos que auxiliem a compreensão do texto, em diferentes linguagens;
Discutir e compartilhar com outros leitores as impressões que obteve sobre o texto.
Proporcionar visita em um sítio próximo à cidade de Mesópolis para que os alunos possam conhecer e aprofundar seus conhecimentos sobre as características desse animal.
Produto final: Produção de uma crônica a partir das experiências vividas neste contexto.
Referências Bibliográficas
Rojo, Roxane. Letramento e capacidades de leitura para a cidadania. São Paulo: SEE: CENP,2004.
DOLZ, J. & B. Schneuwly. Gêneros e Progressão em Eexpressão Oral e Escrita – Elementos para Reflexões sobre uma Experiência Suíça. (1996)
KNORR. Avestruz. Disponível em http://.youtube.com/watch? V=kz5nsrk3 bpo. Acesso em : 10 jun 2013
Grupo: 7
Vanusa Rodrigues Nogueira
E E José Nogueira de Souza
Sequência Didática
Público Alvo: 6º ano
Aulas Previstas: 6 a 8 aulas
Gênero: Crônica
Texto: Avestruz
Autor: Mário Prata
Justificativa:
A partir desta Seqüência Didática, os alunos terão acesso ao gênero textual “Crônica”, e suas principais características, envolvendo os elementos da narrativa, portanto o foco principal dessa atividade, é fazer com que o aluno seja capaz de reconhecer o gênero em estudo, foco narrativo e a compreensão do texto.
Conteúdos: Traços característicos do gênero crônica; retomada dos elementos da narrativa; leitura e interpretação do texto “Avestruz”.
Competências e Habilidades:
Reconhecer características do gênero “crônica”;
Identificar os elementos da narrativa presente no texto.
Estratégias: Sondagem inicial com base no levantamento prévio, estudo do gênero, leitura e interpretação do texto.
Recursos: Uso do datashow; texto impresso; sala de informática e dicionário.
Avaliação: Debate sobre as características do gênero crônica.
Objetivos: Desenvolver o hábito de leitura, aprofundar os conhecimentos sobre o gênero crônica, considerar os saberes e expectativas dos alunos em relação ao tema.
Antes da Leitura:
Ativação dos conhecimentos prévios;
_ O que é um Avestruz?
_ O que você sabe sobre ele?
_ É um mamífero ou uma ave?
_ Onde ele vive?
_ O que você espera de um texto com este nome?
Durante a Leitura:
Checagem das hipóteses, releitura com pausas seguidas de questionamentos e comentários (compreensão) sobre a estrutura do gênero crônica e suas características.
Metodologia:
Trabalhar com textos de apoio, visando a interdisciplinaridade com Geografia, Ciências e Matemática;
Consulta a dicionário sanando dúvidas, e melhor compreensão de palavras desconhecidas.
Depois da Leitura:
Elaborar e preencher uma ficha técnica contendo:
_ Nome científico:
_ Peso:
_ Altura:
_ Expectativa de vida:
_ Habitat.
Construção de uma síntese semântica do texto.
Troca de impressões sobre a leitura do texto.
Sugestões de Intertextualidade:
Poema
O Avestruz
O galo cantou
A ovelha despertou
E estava com fome!
O avestruz esperto
Papou tudo que
Havia por perto.
Comeu melancia
Feijão e ervilha
Tomate, capim
E a boneca da menina.
O galo brigou
A menina chorou
O avestruz esperto,
Da confusão escapou.
Vídeo: O Bicho vai pegar ( bicho de estimação)
Metodologia:
Comparar a crônica com imagens e vídeos que auxiliem a compreensão do texto, em diferentes linguagens;
Discutir e compartilhar com outros leitores as impressões que obteve sobre o texto.
Proporcionar visita em um sítio próximo à cidade de Mesópolis para que os alunos possam conhecer e aprofundar seus conhecimentos sobre as características desse animal.
Produto final: Produção de uma crônica a partir das experiências vividas neste contexto.
Referências Bibliográficas
Rojo, Roxane. Letramento e capacidades de leitura para a cidadania. São Paulo: SEE: CENP,2004.
DOLZ, J. & B. Schneuwly. Gêneros e Progressão em Eexpressão Oral e Escrita – Elementos para Reflexões sobre uma Experiência Suíça. (1996)
KNORR. Avestruz. Disponível em http://.youtube.com/watch? V=kz5nsrk3 bpo. Acesso em : 10 jun 2013
Nenhum comentário:
Postar um comentário