segunda-feira, 17 de junho de 2013

SEQUÊNCIA DIDÁTICA

Curso Melhor Gestão Melhor Ensino Turma I
Grupo: 7
Vanusa Rodrigues Nogueira
E E José Nogueira de Souza

Sequência Didática 

Público Alvo: 6º ano
Aulas Previstas: 6 a 8 aulas

Gênero: Crônica
Texto: Avestruz
Autor: Mário Prata

Justificativa:
A partir desta Seqüência  Didática,  os alunos terão acesso ao gênero textual “Crônica”, e suas principais características, envolvendo os elementos da narrativa, portanto o foco principal dessa atividade, é fazer com que o aluno seja capaz de reconhecer o gênero em estudo, foco narrativo e a compreensão do texto.

Conteúdos: Traços característicos do gênero crônica; retomada dos elementos da narrativa; leitura e interpretação do texto “Avestruz”.

Competências e Habilidades:
Reconhecer características do gênero “crônica”;
Identificar os elementos da narrativa presente no texto.

Estratégias: Sondagem inicial com base no levantamento prévio, estudo do gênero, leitura e interpretação do texto.

Recursos: Uso do datashow; texto impresso; sala de informática e dicionário.

Avaliação: Debate sobre as características do gênero crônica.

Objetivos: Desenvolver o hábito de leitura, aprofundar os conhecimentos sobre o gênero crônica, considerar os saberes e expectativas dos alunos em relação ao tema.

Antes da Leitura:
Ativação dos conhecimentos prévios;
_ O que é um Avestruz?
_ O que você sabe sobre ele?
_ É um mamífero ou uma ave?
_ Onde ele vive?
_ O que você espera de um texto com este nome?
Durante a Leitura:
Checagem das hipóteses, releitura com pausas seguidas de questionamentos e comentários (compreensão) sobre a estrutura do gênero crônica e suas características.

Metodologia:
Trabalhar com textos de apoio, visando a interdisciplinaridade com Geografia, Ciências e Matemática;
Consulta a dicionário sanando dúvidas, e melhor compreensão de palavras desconhecidas.

Depois da Leitura:
Elaborar e preencher uma ficha técnica contendo:
_ Nome científico:
_ Peso:
_ Altura:
_ Expectativa de vida:
_ Habitat.

Construção de uma síntese semântica do texto.
Troca de impressões sobre a leitura do texto.

Sugestões de Intertextualidade:

Poema

O Avestruz
O galo cantou
A ovelha despertou
E estava com fome!
O avestruz esperto
Papou tudo que
Havia por perto.
Comeu melancia
Feijão e ervilha
Tomate, capim
E a boneca da menina.
O galo brigou
A menina chorou
O avestruz esperto,
Da confusão escapou.

Vídeo: O Bicho vai pegar ( bicho de estimação)

Metodologia:

Comparar a crônica com imagens e vídeos que auxiliem a compreensão do texto, em diferentes linguagens;
Discutir e compartilhar com outros leitores as impressões que obteve sobre o texto.
Proporcionar visita em um sítio próximo à cidade de Mesópolis para que os alunos possam conhecer e aprofundar seus conhecimentos sobre as características desse animal.

Produto final: Produção de uma crônica a partir das experiências vividas neste contexto.

Referências Bibliográficas
Rojo, Roxane. Letramento e capacidades de leitura para a cidadania. São Paulo: SEE: CENP,2004.

DOLZ, J. & B. Schneuwly. Gêneros e Progressão em Eexpressão Oral e Escrita – Elementos para Reflexões sobre uma Experiência Suíça. (1996)

KNORR. Avestruz. Disponível em http://.youtube.com/watch? V=kz5nsrk3 bpo. Acesso em : 10 jun 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário