segunda-feira, 17 de junho de 2013

Sequência Didática


CURSO: MELHOR GESTÃO, MELHOR ENSINO – TURMA 1
SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE LEITURA E ESCRITA

EE "Adelino Bertani"
Professora: Amarilis
Público-alvo: 9°ano
Aulas previstas: 10 aulas
Texto: Meu Primeiro Beijo
Autor: Antonio Barreto
Filme: Eu nunca fui beijada
Obra de arte: Os amantes- René Magritte
Música: Beijinho doce - Ivete Sangalo





Objetivos:
•         Colocar os alunos em contextos reais de aprendizagem, em situações que façam sentido aos estudantes;
•         Trabalhar as características do texto (conto);
•         Elaborar diferentes estratégias de leitura;
•         Favorecer a criticidade através do diálogo entre leitor e texto;
•         Possibilitar aos alunos a leitura de texto literário como momento prazeroso de entretenimento que pode envolver a interação com outras linguagens.

I) Antes da leitura  (ler nas linhas)
Habilidades: Antecipação do tema e da ideia principal através da obra de arte: Os amantes, ativação do conhecimento prévio, expectativas em função do autor com a obra literária (capacidades de leitura e escrita a serem trabalhadas).
Metodologia: Roda de conversa e levantamento de questões como:
_ Quem já deu o primeiro beijo? Quais foram as sensações? O primeiro beijo foi inesquecível para você?
_ Apresentação da Obra de Arte (Os Amantes - René Magritte), com levantamento de questões como:
_ Você conhece  esta obra? O que ela diz? A quem se dirige? Como pode ser interpretada? O que ela mobiliza? A que temas remete? Por quê vocês acham isso?  Quais foram suas primeiras impressões? Em que época você acha que foi feito a obra? Por que este beijo está oculto?
_ Anotar as respostas em forma de tópicos ou listas.
_ Escrever um pequeno comentário sobre suas impressões de leitura dessa imagem e a professora solicita que cada aluno leia seu comentário.
_ Em seguida apresentar o livro em que consta o conto, onde será apresentada a capa, chamando a atenção para as imagens, o título, o autor e levantar o que os alunos  sabem sobre o gênero conto.
_ A professora lê os primeiros parágrafos para estimular as antecipações a respeito do enredo.

II) Durante a leitura (ler nas entrelinhas)
Habilidades: (capacidades de leitura e escrita a serem trabalhadas): Leitura compartilhada, confirmação ou retificação das antecipações ou expectativas de sentidos criadas antes ou durante a leitura, esclarecimento de palavras desconhecidas a partir de inferências ou consultas a dicionário, identificação das pistas linguísticas responsáveis por introduzir a posição do autor, identificação de palavras chaves para a determinação dos conceitos veiculados.
Metodologia: O restante do conto será lido sem paradas, destacando somente as palavras desconhecidas, na releitura do texto serão destacadas o sentido das palavras desconhecidas através de inferências ou uso do dicionário.

III) Depois da leitura (ler por trás das linhas)
Habilidades: (capacidades de leitura e escrita a serem trabalhadas):
Metodologia:Apresentar a música ressaltando os diferentes contextos em que acontece o beijo.

Beijinho Doce - Ivete Sangalo

Compositor: Nhô Pai

Que beijinho doce
Que ele tem
Depois que beijei ele
Nunca mais amei ninguém.

Que beijinho doce
Foi ele quem trouxe
De longe prá mim
Se abraça apertado
Suspiro dobrado
Que amor sem fim.

Coração quem manda
Quando a gente ama
Se eu estou junto dele
Sem dar um beijinho
Coração reclama.

Que beijinho doce
Foi ele quem trouxe
De longe prá mim
Se abraça apertado
Suspiro dobrado
Que amor sem fim.
_ Retomar o conto:
_ Checagem das hipóteses;
- Levantar com os alunos os elementos da narrativa; - pontuação ( merece destaque as reticências, usadas 4 vezes); conjunções coordenadas e subordinadas, etc.
_ Reescrever o conto, em grupos, mudando o foco narrativo e dando outro final a ele;
_ Trocar as produções entre os grupos para que façam a primeira correção anotando ao lado da folha, o que acham que precisa ser melhorado;
_ Destrocar, pedir que os alunos observem as anotações dos colegas, em seguida entregue para a professora corrigir para posterior feedback.
_ Elaborar uma entrevistas com os próprios colegas de classe relatando a experiência  do seu primeiro beijo.
Relação Interdisciplinar
_ Professor de Ciências vai trabalhar:
Dependendo do beijo, a gente põe em ação  29 músculos, consome cerca de 12 calorias e acelera o coração de 70 para 150 batidas por minuto;
Saliva; substância orgânica; bactérias; albumina; matérias graxas e sais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário